Início Destaque Tecnologia NASA encontra em Plutão elemento-chave para a existência de vida

NASA encontra em Plutão elemento-chave para a existência de vida

A presença de amônia em Plutão sugere em um oceano oculto maciço que poderia suportar a vida.

Os astrônomos detectaram a presença de amônia misturada com a coloração enferrujada da superfície de Plutão. Isso poderia ter implicações fascinantes para o planeta anão gelado, como os pesquisadores detalharam em dois novos estudos.

Em primeiro lugar, o gelo contaminado com amônia indica um oceano salgado, rico em orgânicos, escondido sob a superfície de Plutão – que pode conter os ingredientes certos para a vida. Também sugere a presença de vulcões de gelo indescritíveis, retirando a água e a amônia do subsolo e espalhando-a por toda a superfície.

Os dados vêm da New Horizons, a espaçonave que voou pelo planeta anão em 2015. Ao fazer seu encontro mais próximo, a instrumentação da sonda estava coletando furiosamente dados – incluindo um espectro infravermelho próximo da Fossa de Virgílio, uma região profundamente tingida de ricos. vermelho acastanhado.

As assinaturas no espectro próximo ao infravermelho eram consistentes com gelo de amônia misturado com gelo de água em algumas partes, e em outras, gelo de amônia sem gelo de água.

(Dalle Ore e outros, Sci Adv, 2019)

“Essa foi uma enorme surpresa para todos nós sobre Plutão”, disse o cientista planetário Dale Cruikshank, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, ao Science News . “Isso significa que há muitas surpresas esperando para serem descobertas naquela parte do Sistema Solar.”

O que torna ainda mais surpreendente é que a amônia não dura muito tempo (em termos cósmicos) ao ar livre no Sistema Solar. A luz ultravioleta e a radiação cósmica degradam-na com relativa rapidez – estamos falando de milhões de anos.

Plutão tem bilhões de anos, então algo tinha que ter colocado lá – e recentemente também.

Há uma pista no modo como a amônia é distribuída: parece ter sido expelida por várias fontes criogênicas: vulcões que destroem voláteis líquidos abaixo de zero, como água, metano e amônia, em vez de rocha fundida.

Isso aumenta o crescente corpo de evidências que sustentam os oceanos líquidos abaixo da superfície gelada de Plutão, que pode despencar para -230 graus Celsius. Um documento divulgado no início deste mês avança que uma camada de gás presa sob o gelo da superfície de Plutão pode estar isolando a água e impedindo que ela congele depois de ter sido derretida pelo calor do núcleo de Plutão.

A presença de amônia é outra peça do quebra-cabeça. É um anticongelante natural que pode reduzir o ponto de congelamento da água em até 100 graus Celsius.

Há muito se pensava que corpos gelados como Plutão poderiam ter criovulcões, de modo que encontrar evidências de apoio para essa teoria é profundamente recompensador, bem como apoio aos hipotéticos oceanos subsuperficiais.

Mas a presença de amônia poderia ter outras implicações. Acredita-se que a vermelhidão de Plutão venha de moléculas conhecidas como tolinas , compostos orgânicos que se formam quando a radiação ultravioleta ou cósmica cozinha compostos que contêm carbono, como metano ou dióxido de carbono.

O fato de a vermelhidão aparecer em conjunto com a água e a amônia sugere que também pode haver compostos orgânicos na água.

E experimentos de laboratório mostraram que a irradiação de amônia e compostos orgânicos com luz ultravioleta podem produzir moléculas que criam blocos de construção da vida, como as nucleobases que compõem o RNA e o DNA.

“O material vermelho associados com a H 2 gelo O podem conter bases nucleoticas resultantes do processamento enérgico sobre a superfície de Plutão ou no interior,” de acordo com Cruikshank e a sua equipa num papel .

Isso significa que há vida em Plutão? Provavelmente não. É -230 graus Celsius! Mas, à medida que obtemos evidências para os oceanos subsuperficiais potencialmente ricos em orgânicos, agora parece pelo menos um pouco possível.

Não temos como saber se há fontes hidrotermais que dão vida lá no fundo do mar estrangeiro de Plutão, mas com toda aquela amônia na água, qualquer vida que emergisse – se pudesse – teria que ter algumas adaptações bastante extremas.

Isso significa que os precursores da vida poderiam ser mais resistentes do que pensamos.

A pesquisa foi publicada em Astrobiology and Science Advances.